domingo, 5 de setembro de 2010

Curiosidades da História

Dutante essa semana vou postar algumas profissões muito bizarras para nossa sociedade. Gostaria de pedir aos amigos leitores que não cometessem anocronismo ao tomar connhecimento das profissões:Vamos esntão a duas profissões em momentos distintos da História.
PISOTEADOR
Pisar em uma pilha de roupas de lã não parece ser um emprego muito bom, não é mesmo? E não era mesmo. A técnica era utilizada para eliminar óleos, sujeiras e outras impurezas da lã, além de deixá-la mais grossa. Na antiguidade, os trabalhadores que faziam isso geralmente eram trabalho escravo, como na Roma antiga. Os escravos ficavam com urina e roupas até a altura dos calcanhares, já que a urina era uma boa fonte de sais de amônia, importantes para a limpeza do tecido. Na época medieval, novas substâncias, que não precisavam de urina, passaram a ser utilizadas no processo, deixando o trabalho um poico mais digno.
CAMAREIRO DE PRIVADA
Os monarcas ingleses tinham um servo que tinha a tarefa de limpar o rei depois que ele defecasse. Sim, isso mesmo que você está imaginando. Esta tarefa, surpreendentemente, era realizada por filhos de nobres e importantes membros da sociedade. Com o tempo, a tarefa passou a ser acompanhada por outras obrigações mais comuns, como ajudar em aspectos administrativos. Apesar de ser um “limpador de bundas” oficial, esta era uma tarefa muito desejada, já que conseguia um acesso quase irrestrito à atenção do Rei.

2 comentários:

  1. Que coisas mais bizarras..
    Viva a Revolução Industrial ! rs
    Se "limpador de bundas" era uma profissão desejada, imagine as indesejadas! rs
    abraços ! s2

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostei muito destas curiosidades históricas, se bem que na verdade, ainda existam muitos limpadores de bunda neste país, (ou não?!) Hoje, assim como na antiguidade ou na idade média o "podre poder" cria muitos cargos de importância irrelevante para o desenvolvimento do país, haja vista o cabide de empregos desta nossa Excelência o Presidente Lula, hum, quantos limpadores de bunda ele terá de fato?! Acredito que uns quase 200 milhões. Meu forte abraço!

    ResponderExcluir